Não Custa virar o escapamento para cima

Por: Não Custa






Sabemos o quanto uma fumaça de escapamento é poluente e como isto causa problemas de saúde, principalmente em uma cidade como São Paulo.

Mas como este parece ser um problema longe de ser resolvido, gostaria de começar uma campanha que deve ser menos complicada: VIREM O ESCAPAMENTO DOS CAMINHÕES PARA CIMA!

Se você notar, verá que o escapamento dos caminhões são voltados diretamente para o rosto dos pedestres ou para as janelas de nossos carros. É um absurdo que até hoje ninguém se deu conta de que o escapamento de um caminhão poderia ser direcionado para cima, acompanhando a cabine, como acontece nos caminhões de todos os países mais desenvolvidos.

Sabemos que isto poderá ser um transtorno para as montadoras e fabricantes de caminhões, mas é um transtorno muito maior para nós termos de receber as baforadas dos caminhões que, mesmo regulados e dentro das determinações da CETESB, ainda assim não extremamente poluentes e incomodam muito quem está por perto.

Ajude a divulgar esta campanha, quem sabe isto não chega até algum político que, em ano de eleição, não resolve abraçar a causa?

Só depende da gente!

Gostou deste Post? Então siga-nos no Twitter...
Follow NaoCusta on Twitter




12 Comentários para “Não Custa virar o escapamento para cima”

  1. Mais do que virar os escapamentos dos caminhões para cima, é preciso eliminá-los paulatinamente, consequentemente os caminhões e, por fim, o diesel carregado de enxofre que os abastecem. O caminho está na retomada das ferrovias e, porque não, na capacidade hidroviária dos rios.

  2. […] NaoCusta Não Custa virar o escapamento para cima […]

  3. Patrick (Estupor) disse:

    Pode cre brother…. Vergonha isso ai mesmo…

    nunca me esqueço, certa vez que me rachei de rir pq estava no transito em uma cidade do oeste de Santa catarina e um caminhão com sua gigantesca bazuca de fumaça defumou uma motorista que estava em um uno branco em minha frente e é claro a janela do motorista completamente aberta… o carro ficou cheio de fumassa… Baita falta de respeito, mas a cena na hora foi hilária! 😀

  4. Denisha disse:

    I’m impressed! You’ve maaegnd the almost impossible.

  5. Carla disse:

    Concordo plenamente, ninguem merece esses escapamentos com fumaça preta, fedida direto nas janelas dos nossos carros. Entrei nesse site até para saber o porque dos escapamentos serem virados para o lado e não para cima, acredito que tenha uma necessidade ou uma logica p/ ser dessa maneira. Alguem saberia me responder o porque desses escapamentos virados p/ o lado? Obrigada

  6. Não Custa disse:

    Pois é, acredite se quiser, mas o motivo mais óbvio é o fato de ser mais econômico terminar o escapamento para baixo do que fazer toda sua estrutura para cima, sistema de resfriamento etc.

  7. Kamikaze disse:

    Ainda que existam alguns mitos, o ciclo Diesel ainda é mais eficiente do que o ciclo Otto usado nos veículos leves destinados ao mercado nacional. O problema mesmo é a baixa qualidade do diesel brasileiro, não só pelo teor de enxofre como por algumas impurezas que acabam elevando a emissão de material particulado. Por isso eu sou a favor do biodiesel.

    Eu sou favorável ao uso de escapamentos com saída elevada nesse tipo de veículo, em todas as aplicações nas quais for tecnicamente viável (isso acaba por excluir alguns caminhões-tanque como os que transportam combustíveis de aviação, que por razões de segurança tem o escapamento abaixo do parachoque dianteiro, mas com espaço adequado até para a instalação de filtros de partículas – o famoso DPF). Vale destacar que em algumas cidades como Porto Alegre a saída de escapamento elevada já é um equipamento obrigatório para os ônibus urbanos, além de ser bastante comum em caminhões de coleta de lixo.

  8. igor disse:

    o seu pe no ku por q nao vira o escapamento no meio da sua bunda e de uma acelerada e para de reclamar o q tem q virar e os escapamentos dos caros ou melhor acabar com os carros pois sem caminhao o brasil e o mundo para mais sem carro as estradas melhora

  9. Andre disse:

    Bando de imbecil esse idiota falando pra acaba com o cominha o dia que a emoroida dele estiver estorada o navio vai entrega a pomadinha na casa dele ou o aviao vai leva comida pra esse arombado no mercado sem caminhao o brasil para.

  10. Fabiano disse:

    Olha pessoal, acho muito interessante a idéia de virar o escapamento do caminhão para cima, com certeza não teriamos mais o problema de fumaça no rosto ou na janela de ninguém, mas, não é por esse motivo que vcs teem o direito de maltratar os caminhoneiros, por que vcs queiram ou não são eles que levam os alimentos que vcs precisam até o supermercado, a cervejinha do final de semana até o bar, ….. então vamos parar de encrenca e vamos cobrar dos governantes (combustivel de melhor qualidade, veiculos de fabrica menos poluentes, e nesse caso caminhoes novos com escapamento para cima, etc ), por que caso contrario os caminhoneiros tambem podem começar a exigir que se reduza o trafego de automóveis (imaginem vcs indo trabalhar de bicicleta, a pé, ou de buzão ou metrô) será que não iria poluir menos, ou se não obrigar a troca do motor dos carros de gasolina para motor elétrico derepem seja mais econômico pra vcs.
    Obrigado.

  11. diego disse:

    falam em virar o escapamento para cima dos caminhoes em elimina los e usar trens e balsas mas quando acabar o papel da casa do Luciano de Sousa ele limpa o seu cu com o dedo ate o trem ou a balsa ou ate mesmo o aviao chegar para entregar se o diesel tem enxofre q usamos em nossos caminhoes ñ foi nos q fizemos e sim a empresa petrobras q somente agora esta lançando um diesel com menos enxofre e mais caro por sinal ! cambio!!!!!!

  12. lu disse:

    E quando chover?

Deixe seu comentário



Não Custa é uma iniciativa da interAmplitude especializada em Criação de Sites